Iluminação

    Um bom projeto de iluminação é uma ótima escolha para deixar a sua casa de cara nova sem precisar gastar muito. O projeto luminotécnico possui inúmeras maneiras de criar atmosferas e cenários, destacar elementos e oferecer a iluminação ideal para momentos de trabalho ou lazer.
    Vou colocar aqui algumas opções de iluminação e de lâmpadas:

    - A luz em foco definido é utilizada para valorizar elementos, como quadros, mesas e aparadores. Também é usada para fazer marcação decorativa em paredes (veja as fotos). O tipo de lâmpada que utilizamos para isto são as halógenas (incandescente com gás halógeno) que duram entre 2 e 4 mil horas. Sempre digo que são as que possuem a luz mais bonita, isso porque reproduzem bem as cores dos objetos. Como ponto negativo esquentam mais o ambiente e não são econômicas.


Ex: Dicroicas, PAR, AR, Xenon.



-          Pensando em sustentabilidade e economia sempre colocamos uma luz geral no ambiente. Nesse ponto gostamos de usar lâmpadas fluorescentes compactas que duram cerca de 7 mil horas. Hoje em dia existem fluorescentes de várias cores, mas em salas e quartos coloco as mais amareladas, pois a luz produzida por estas chega muito perto da cor da luz da lâmpada incandescente (lâmpada comum) e não fica com aquele aspecto de cozinha, como acontece com as brancas. Esse tipo de lâmpada gasta mais energia quando é acionada, então não recomendo coloca-la em corredores onde será acesa e apagada repetidamente, pois assim acaba gastando mais do que as outras.

-          A nova geração de lâmpadas é o LED, mais econômica, a que menos aquece e a mais durável: sua vida útil média é de 25mil horas. Por isso utilizo em lugares de difícil manutenção, pois se formos iluminar uma casa toda em LED, o custo inicial das lâmpadas acaba saindo muito caro. Acho que esta geração de lâmpadas daqui alguns anos vai ser a mais utilizada, mas ainda tem que ficar mais competitiva para o mercado. Vou postar uma pesquisa sobre isso.